Para vos dar um "cheirinho" do meu ensaio individual venho aqui deixar-vos alguns excertos e considerações sobre a forma como os adolescentes vivenciam os seus afectos através das tic.
É de consenso entre os autores que a Internet e as Tecnologias da Comunicação vieram revolucionar a vida dos adolescentes.
Numa fase em que estes dirigem os seus afectos para o grupo de pares, e começam a afastar-se das figuras de vinculação iniciais, é fácil de compreender que as actuais tecnologias surjam como meios aliciantes ao terem possibilitado aos mais jovens viver as suas relações de formas que não eram possiveis anteriormente.
Com a privatização da Internet nos lares, as casas, e particularmente os quartos dos adolescentes, tornaram-se uma ponte entre o seu mundo e intimidade para a socialização e o contacto permanente com os amigos. Isto permitiu-os sentirem-se mais seguros e mais autónomos, levando-os a utilizarem diariamente diversas formas de comunicação online (através do MSN, de jogos, ou de redes sociais como o Twitter ou o Hi5).
Esta é assim uma ferramenta que faz todo o sentido no Universo adolescente, que cedo aprendeu e dominou as novas tecnologias, e que encontrou nelas uma forma prática e segura de viver os seus afectos.

